Dudu Vasconcelos
As cores que norteiam a moda e a decoração este ano

Quem trabalha com moda e decoração precisa sempre estar ligado nas tendências de cores e tons apontados tanto pelos bureaux de moda e tendências, notadamente de Paris, Milão, Londres, Barcelona e Nova York. Designers, coloristas; artistas e profissionais da área de criação buscam um consenso, em geral com base puramente conceitual, sobre a cor que vai alinhar produções, tintas, tipografia… E a referência apontada pela Pantone Internacional segue com suas cores complementares que agitam o mercado dos pigmentos.

Não. Não é obrigação de nenhum produtor de objetos eventos, decorador ou estilista seguir à risca as cores apontadas. Mas elas acabam sendo grande referência para o mercado e seus desenvolvedores.

pantone-cor-de-2018-ultra-violet

E qual foi a cor apontada pela Pantone como “A” cor de 2018? O ultra violeta: um tom forte de púrpura que, segundo a organização, “comunica originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”.

Em 2017, a Pantone elegeu o Greenery como a cor do ano para sugerir novos começos. Para a esta temporada, a proposta foi outra. “Queríamos escolher algo que trouxesse esperança e uma mensagem edificante”, define Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. Segundo ela, cor foi eleita por “comunicar originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”.

Violeta-fashion

E daí saltam as inspirações para coleções das semanas de moda internacionais, como aconteceu em Janeiro e Fevereiro nas Semanas de Paris, Londres, Milão e Nova York. Para acompanhar este violeta em vários tons, vêm novas combinações com cores vivas e pasteis, dependendo do efeito desejado e das situações a adequar.

“É também a mais complexa de todas as cores”, diz Leatrice. “Porque leva duas sombras que aparentemente são diametralmente opostas – azul e vermelho – e as traz juntas para criar algo novo”.

moda2-violeta

No mercado da decoração que acompanha as novas cores criadas pelas grandes fábricas, dá para se ter ideia do que já está aparecendo para compor ambientes modernos e criativos.

coral-03

A proximidade com a natureza e a busca pela harmonização do ser também foram apontadas como tendências comportamentais que deram origem às cores de 2018.  Desse modo, o predomínio dos tons pastel e matizes com estética mais natural nas novas paletas das marcas não foi uma mera coincidência.

coral-04

Depois de diferentes estudos de comportamento e análises de tendências, as marcas de tinta já definiram quais cores dão o tom das casas brasileiras em 2018. As extensas pesquisas feitas pela Coral, Suvinil, Eucatex, Luckscolor e Sherwin-Williams resultaram em diferentes matizes para a decoração, mas apresentaram conclusões semelhantes: em um mundo marcado por insegurança e imprevisibilidade, cada vez mais as pessoas buscam pela sensação de acolhimento e aconchego dentro de casa.

coral-02

Adorno Rupestre foi a cor escolhida pela Coral para a próxima temporada. O tom é um cinza rosado, suave e quente, que remete à aconchego e acolhimento e vai de encontro à necessidade de uma casa que seja o local onde se encontra conforto, segurança e abrigo.

tendc3aancias-suvinil-2018-2

Já a Suvinil apostou na Terra Roxa depois de verificar o desejo comum entre as pessoas de ter uma ligação mais estreita com a natureza no dia a dia. A cor alaranjada e terrosa exprime essa vontade e representa conexões mais profundas com a nossa ancestralidade.

eucatex-01

De olho no reencontro com a natureza, a Eucatex elegeu o Eucalipto como carro-chefe da marca em 2018.

eucatex-02

O verde escuro, que fica entre o esmeralda e o musgo, funciona como uma aproximação direta da natureza e remete à vontade de trazer a floresta para dentro de casa. Tudo a ver com a tendência do Urban Jungle, que já marca presença nas casas e promete emplacar este ano.

luckscolor-01
Para a Lukscolor, a casa de 2018 pede ambientes calmos. Por isso, o lançamento da marca é o Reflection, um azul suave e acinzentado, que cria ambientes aconchegantes e delicados.

sherwin-williams-03

Mais escuro e intenso, o azul Melodia do Mar criado pela Sherwin-Williams é a aposta para quem deseja recarregar o estado de espírito e relaxar, concentrar-se e investir no crescimento espiritual.

sheringmix

Inspire-se!

D.V.

Fontes: Pantone | Casa Vogue | FFW

  COMPARTILHE Google Plus

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Rua Oscar Freire, 1607 – cj 02 – Jardim Paulista – São Paulo/SP – contato@duduvasconcelos.com.br – Cel.: 11 99647 6579 - Site by Miss Lily